“O primeiro lugar, e o mais importante, para transmitir a fé é o lar, através do exemplo calmo e diário de pais que amam o Senhor e confiam na sua Palavra” (Papa Francisco)

Neste sábado, 5 de março,  aconteceu no Centro Diocesano de Formação Pastoral em Ipameri a Reunião de Pastoral Familiar, promovida pela Coordenação Diocesana de Pastoral Familiar.

O encontro contou com a presença dos coordenadores e representantes da Pastoral Familiar das foranias que compõem a Diocese de Ipameri. Estiveram também o Pe Roberto Moreira Vaz, que acompanha a Pastoral Familiar Diocesana e o Diácono Ronaldo, o qual falou para a Pastoral Familiar sobre a Campanha da Fraternidade 2022, com o tema: Fraternidade e educação, com o lema: Fala com sabedoria, ensina com amor (Cr. Pr 31,26).

Antes de iniciar os trabalhos, os coordenadores: Adamair e Suely fizeram a recepção de boas vindas. Acolhendo a todos os presentes e expressando a alegria desta reunião e da presença de todos. Logo em seguida a palavra foi passada ao casal Keila e Epaminondas que fizeram um momento de espiritualidade e oração. A Palavra proclamada foi de LC 5, 27-32.

Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos. Disse-lhe: “Segue-me”. Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o. Levro preparou-lhe um grande banquete na sua casa. Lá estava um grande número de publicanos e de outras pessoas, sentadas à mesa com eles. Os fariseus e os escribas dentre eles murmuravam, dizendo aos discípulos de Jesus: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar à conversão, mas a pecadores”.

Este momento foi muito bom. A oração nos prepara para o que o Senhor quer de cada um.

Logo em Seguida o Diácono iniciou a fala sobre a Campanha da Fraternidade. No inicio, foi pedido um momento também de silêncio, em respeito a muitas famílias (mulheres) que tem sofrido violência domestica. Rogando a Deus que olhe por cada família, por cada lar, por cada pessoa, para que se  deixem ser tocadas pelo Espírito Santo de Deus, e passem a dar um testemunho de amor, renovando as promessas feitas no dia da celebração de seu matrimônio.

Ao falar da Campanha da Fraternidade, o Diácono trouxe uma citação do Papa Francisco sobre o sentido de uma educação eficaz, que ajuda na edificação da pessoa humana e cristã. Como nos aponta o Papa Francisco “educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”, conforme explicitado na Encíclica Laudato Si’, 2016, nº 215.

O Texto base nos leva a refletir três aspectos fundamentais para que o processo do falar com sabedoria, e ensinar com amor, torne-se eficaz na vida de todo o povo de Deus. O primeiro é despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; o segundo é educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; e por fim o terceiro que consiste em renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”. Todos esses aspectos, estão no inseridos nas diretrizes do discernir, escutar e agir. Sempre com o foco no modo e maneira de se utilizar da educação nos dias de hoje. Já que o educar é conduzir a pessoa a desenvolver suas capacidades em vista do amor a Deus e ao próximo, sem descuidar da promoção da vida e da dignidade humana, no horizonte da salvação.

A Reunião deste sábado, nos possibilitou a entender melhor o Papel da Pastoral Familiar em conjunto com a Campanha da Fraternidade. A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da ‘realidade’ em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

A Pastoral Familiar, abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. Agindo de forma fraterna por meio da educação, passando a falar e formar com sabedoria e a ensinar com amor (cf. Pr 31,26).

Na Diocese de Ipameri, a Pastoral Familiar tem o firme propósito de ser uma Pastoral Missionária, que vise a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstancias da vida, sem falar na defesa dos valores cristão que são de fundamental importância e de um modo especial no matrimônio.

Mesmo com todos os desafios do “pós-Pandemia”, os agentes tem que proporcionar diversos meios de articulações, tanto dentro como fora da Igreja, para que o bem seja sempre em prol da vida. Por isso, a Pastoral não pode perder de vista as quatro principais metas que a sustenta como um mecanismo de formação cristã:

  • Fazer da família uma comunidade cristã;
  • Fazer com que a família seja santuário da vida;
  • Resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade;
  • Tornar a família missionária e Igreja doméstica.

O X Encontro Mundial das Famílias com o Papa, que está previsto para os dias 22 a 26 de junho em Roma, que trás como Tema: “O amor na família: Vocação e caminho de santidade”, vem a motivar a cada diocese a “ser o centro de um encontro local para suas próprias famílias e comunidades”.

Outro encontro importante que acontecerá entre os dias 26 a 28 de agosto em Governador Celso Ramos – SC,  é o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que tem como tema: “Amor a família: Vocação e caminho de santidade”. “Continuemos firmes e esperançosos em novos e melhores dias com a benção de Deus e a proteção de Maria e que esse tempo de recolhimento nos torne pessoas melhores e juntos possamos construir um mundo mais humanizado e mais próximo do que nos ensinou Jesus“, afirma a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, que também ressalta: “O momento requer muita serenidade e paciência, pois por hora o mais importante é cuidar da vida”.

Por fim, ouve o momento de partilha de cada forania, explicando sobre como tem sido e acontecido os trabalhos em suas respectivas Paróquias.

Dom José Francisco, ressaltou a importância da Pastoral Família, os exortando a serem perseverantes e corajosos para a missão, encorajando a todos para que não desanimem diante as dificuldades, mas que sejam corajosos e saibam se reinventar para continuar a missão a cada um confiada. Ao final o Bispo deu a benção a todos os presentes.