No dia 03 de junho de 2023, a Paróquia São Francisco de Assis, em Catalão – GO, viveu um dia Histórico que ficará registrado para sempre nos anais desta Paróquia e Diocese: sediou a 17ª Romaria da Terra e das Águas. Esta é a segunda vez que nossa Diocese acolhe a Romaria, motivados pelo tema “Cuidado da Casa Comum: Por uma Cultura Ecológica Integral”,  e com o lema: “Convertei-vos e Vivereis” (Ez 18,32).

A Romaria é uma peregrinação das pessoas de fé rumo a um santuário, ou a outro local, para manifestar sua fé, animar-se, recuperar a esperança, refletir sobre a caminhada de fé à luz do projeto de Jesus Cristo. Neste sentido a 17ª Romaria deste ano, pode contar com a presença de caravanas vindas dos 19 Municípios de nossa Diocese de Ipameri representando as 25 Paróquias  e o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete existentes em nossa Igreja Particular de Ipameri, bem como, outras caravanas vindas de outras dioceses do Regional Centro-Oeste.

Além dos Fiéis Leigos, religiosos (as), padres oriundos de outras dioceses, bem como, os da nossa, tivemos a presença dos Bispos:

Dom Jeová Elias ( Bispo de Goiás)

Dom Lindomar (Bispo de São Luís de Montes Belos)

Dom Waldemar ( Bispo de Luziânia e presidente do Regional Centro Oeste)

Dom Agamenilton ( Bispo de Rubiataba- Mozarlândia) e Dom Francisco, nosso Bispo Diocesano.

A Romaria da Terra e das Águas é realizada em todo o Brasil, por meio de parcerias entre as equipes regionais da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dioceses e comunidades paroquiais locais. Neste ano foi realizada pela CPT Goiás com a Diocese de Ipameri, que tem como bispo Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, em unidade com a Paróquia São Francisco de Assis, que tem como Pároco o Pe. Joel Gomes Martins de Souza e com apoio e participação das diversas paróquias da cidade, da diocese e movimentos camponeses que também atuam pela proteção do bioma Cerrado. Hoje, é possível compreender a Romaria como a manifestação pública da fé, em peregrinação, ultrapassando uma piedade intimista, entendendo que a fé tem uma dimensão comunitária e social. Envolve temáticas que nos preocupam e a reflexão, oração, discussão do assunto, visando a conversão pessoal e social e a transformação, conforme o desejo de Jesus. Ajuda a animar a caminhada na fidelidade a Jesus Cristo.

O Papa Francisco na LAUDATO SI, reforça o Cuidado e o zelo pela casa comum. Pode-se ver de forma clara esse apelo no cântico de São Francisco, quando diz: “Louvado sejas, meu Senhor’, cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras”.

A Romaria é um convite a caminharmos juntos, como a exemplo dos discípulos de Emaús, que trouxe como mensagem Jesus que participa da caminhada. Jesus vê a situação das comunidades, assim como viu a situação dos dois discípulos. O partir do pão, trouxe uma mensagem de que ele nos visita, mas, muitas vezes, não percebemos sua presença, porque ficamos amarrados ao nosso velho modo de pensar. E que muitos de nós não somos capazes de associar a causa de Jesus com a realidade da vida, e que ele caminha junto.

Este convite da Romaria da Terra e das Águas, sobre tudo, quis alertar sobre o cuidado com a casa comum, o nosso meio ambiente, para que reforcemos o compromisso com a defesa da Terra e da Água e nossas convicções na busca de uma sociedade mais humana, cristã e sustentável. O desmatamento desregrado quase sempre objetivando o lucro de qualquer forma. Sendo que comunidades de assentamentos em Catalão vivem na pele a situação de deixarem suas terras para empresas que visam lucros. Porém com o acompanhamento da CPT da diocese as vitórias tem chegado a essas famílias que vivem na terra para produzir.  Por isso, a romaria trouxe como compromisso, lutar pela preservação do pouco que ainda existe desse bioma, e promover ações agroecológicas, onde as boas práticas agrícolas e de consumo sejam de fato promovidas e respeitadas. Temos que conscientizarmos sobre a água, que é fonte de vida e esperança, usando de recursos naturais renováveis, para se da vida à natureza. Pois a degradação e poluição dos nossos córregos e dos nossos rios, no espaço rural e também urbano, o envenenamento de nossas nascentes, fruto da ganância do “TER”.

Durante a parada na praça marca tempo a romaria lembrou de mártires que morreram em prol e em defesa da terra e do meio ambiente nomes importante como o de Irmã Dorothy, padre Josimo e outros. Na ocasião também foram lembrados de forma geral todas pessoas que morreram de Covid 19.

A finalidade da Romaria da Terra e das Águas e motivar a todos a viver em harmonia com toda criação, superando o espírito de instrumentalização e exploração da natureza. Com nossos agricultores e o povo das cidades, fomos chamados a refletir sobre as agressões que são infligidas ao meio ambiente e, consequentemente, tomarmos consciência das causas deste modo de se relacionar com a terra, água e as pessoas; com tudo, incentivar a agricultura familiar como um caminho para uma vida saudável; cultivar uma espiritualidade ecológica baseada na simplicidade de vida; educar-se para um outro estilo de vida, menos consumista e mais feliz.

O Capitulo IV da Laudato Si, foi o ponto de partida para a caminhada da 17ª Romaria da Terra e das Águas na Diocese de Ipameri. O Capitulo trás a reflexão sobre uma “Ecologia Integral” onde apresenta a principal solução da encíclica para os problemas sociais e ambientais em curso. A ecologia integral afirma que os humanos são parte de um mundo mais amplo e exige “soluções integrais que considerem as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais” (LS 139). Embora o estudo dos ecossistemas tenha se tornado bem conhecido na ciência da ecologia, a ecologia integral expande esse paradigma para incluir as dimensões éticas e espirituais de como os seres humanos devem se relacionar uns com os outros e com o mundo natural com base na cultura, família, comunidade, virtude, religião e respeito pelo bem comum.

A dificuldade em levar a sério este desafio tem a ver com uma deterioração ética e cultural, que acompanha a deterioração ecológica. “O homem e a mulher deste mundo pós-moderno correm o risco permanente de se tornar profundamente individualistas, e muitos problemas sociais de hoje estão relacionados com a busca egoísta duma satisfação imediata, com as crises dos laços familiares e sociais, com as dificuldades em reconhecer o outro” (LS 162).

Vivenciar à 17ª Romaria da Terra e das Águas, foi como que, um despertar para uma reflexão mais profunda sobre a nossa “Casa Comum”, o Planeta, e como estamos cuidando dessa Casa e como a deixaremos para as próximas gerações. Fomos convidados à uma conversão de mentalidade e a lançar o olhar para a realidade gritante sobre o desrespeito em relação à Terra e às Águas. Não podemos deixar que essa Romaria fique apenas na lembrança. É preciso vivê-la a cada dia: Somos encorajados a cuidar da nossa casa comum diariamente. Caso contrário, essa Romaria não passará de um simples evento. Ela deve despertar em nós a conversão de mentalidade nessa realidade atual em que vivemos.

A 17ª Romaria da Terra e das Águas teve o seu encerramento na igreja Nossa Senhora do Rosário com a Santa Missa. Dom Francisco, destacou na homilia que: “Esse momento é uma chamada do Papa Francisco através da laudato si. E que a chamada do Papa é chamar atenção para cuidar do planeta terra para que o futuro no esteja comprometido. Que a figura de são Francisco de Assis, é inspiradora e que todos devem ter uma conversão ecológica e ações que nos levem a conversão e o cuidado com a casa comum.”

A 18ª Romaria da Terra e das Águas será realizada na cidade de São Luiz de Montes Belos em Goiás. A CPT Goiás e a Diocese de Ipameri entregam a Cabaça da Romaria da Terra e das Águas para a Diocese de São Luis de Montes Belos! Segundo dom Lindomar Rocha, recebeu com muito entusiasmo a Romaria. Mas salientou que o meio ambiente deve ser defendido todos os dias. No desejo de fortalecer a solidariedade e a luta por justiça, em defesa da vida e do meio ambiente, num só grito em defesa da vida da Terra e das Águas, e de toda a criação. E que o cuidado com a casa comum dever prevalecer de forma intensa todos dos dias.  Com essas reflexões foi isso que quis mostrar a 17ª Romaria da terra das águas na diocese de Ipameri.

 

Texto: Pe. Ronaldo Alves dos Santos, Pe. Joel Gomes Martins de Souza e Fagner Roberto Gertrudes.