Terminou na sexta-feira (6) no Convento Mãe Dolorosa, em Goiânia, o Retiro Anual dos Presbíteros das Dioceses de Ipameri e de Itumbiara (GO) com orientação do bispo de São João da Boa Vista (SP) Dom Antônio Emídio Vilar. Em suas reflexões, ele trouxe o ministério do presbítero na Palavra, no altar e na caridade, apresentando assim a vocação e missão do padre de forma mais abrangente. O auxiliou nas reflexões, a nova Ratio Fundamentalis – O dom da vocação presbiteral, que trata da formação integral dos sacerdotes, além das sete homilias proferidas pelo papa Francisco de 2013 a 2019, na Quinta-feira Santa, na Missa Crismal. “Eu utilizei as homilias do Santo Padre, nos momentos de deserto do retiro, são excelentes textos, cada um deles com uma riqueza incalculável e esse material ajudou muito na reflexão de cada padre”, afirmou ele.

De acordo com Dom Vilar, o sentido do retiro dos padres está fundamento na preparação para a Páscoa do Senhor. “A Quaresma é um grande retiro de preparação para a Páscoa e nos incentiva com o povo de Deus à oração, ao jejum, à penitência, e sobretudo a caridade – a esmola na prática cristã. Neste momento, o padre também vive a fraternidade presbiteral, a missão que cada um tem que é comunhão, comunidade, vida de Igreja que os padres precisam alimentar entre eles. O retiro nos leva a estar com Jesus assim como os discípulos que se reúnem e é até mesmo um descanso estar com Jesus para junto dele se abastecer para viver todo esse tempo quaresmal, para a grande festa da Páscoa que empenha muito os padres. O retiro é este momento de descansar junto de Jesus o físico e também de se colocar em atitude mais orante, à luz da Palavra de Deus e as reflexões devem contribuir também para isso”, explicou.

O orientador do retiro agradeceu pela oportunidade de participar deste Retiro Anual do Clero das Dioceses de Ipameri e de Itumbiara, inclusive por poder estar com os irmãos no episcopado, Dom Francisco e Dom Antônio Brochini. O bispo de Itumbiara já esteve mais próximo dele quando foi bispo de Jaboticabal (SP) antes de estar em Itumbiara. A Diocese de Ipameri também é muito especial para Dom Vilar porque é a Diocese irmã da Diocese São João da Boa Vista. “Para mim foi uma grande alegria estar aqui. Nossa Diocese de São João da Boa Vista tem um clero numeroso e colaboramos também com a missão das dioceses onde mais precisa. Para mim estar aqui no retiro ajudando na reflexão, na oração e também vivendo a fraternidade com todo esse clero foi um momento único que vou guardar com certeza para sempre e vai ser também um elo de união que a gente vai cultivando com a Igreja irmã de Ipameri. Aqui nós temos o padre Willian Leal, o padre Roberto Donizetti Vicente e agora chegou também o padre Robson que está ajudando a Igreja de Ipameri”.

Mensagem de Dom Vilar aos padres de Ipameri e Itumbiara
Aos padres eu deixo a mensagem que foi tão frequente nas reflexões de nos renovarmos no Cristo Bom Pastor. A caridade pastoral é o que anima a vida, a missão do presbítero e é em Cristo que a gente se abastece na eucaristia, na palavra e é ali também que a gente encontra luzes e forças para pastorear o povo de Deus à luz da misericórdia, da acolhida de Jesus e de toda a atitude que nos propõe a Campanha da Fraternidade. Jesus é o bom samaritano da humanidade que olha a realidade, tem compaixão e cuida. O padre tem essa missão de ser o bom samaritano, sobretudo diante das pessoas feridas, machucadas, afastadas, as ovelhas desgarradas para que como bom pastor as pessoas a coloquem no colo dessas ovelhinhas frágeis e possam sentir o carinho, o amor de Deus em cada padre”.

Para o bispo da Diocese de Ipameri, Dom Francisco, o retiro é uma bênção que nos prepara para a Páscoa do Senhor. Ele também fez comentários sobre a realização do retiro na fraternidade das duas dioceses. “Graças a Deus essa experiência que vem de algum tempo entre as duas Dioceses de Itumbiara e de Ipameri nos ajudam a vivenciar essa experiência fraterna. É bonito a gente perceber a fraternidade entre dois cleros que se respeitam, colaboram, compartilham da experiência missionária de serem homens consagrados ao Senhor e nesse período especial da Quaresma, estamos diante da renovação na vida espiritual, por meio da intimidade com o Senhor. Então tivemos a alegria de ter como pregador do retiro, Dom Vilar, que é o bispo da Diocese de São João da Boa Vista (SP) que é a diocese irmã da nossa diocese e tem nos ajudado enormemente com a presença de alguns padres em nossa Diocese de Ipameri. É bonito a gente notar essa simplicidade por parte do pregador. Ele é de espiritualidade salesiana e traz para nós essa dinâmica, essa alegria, essa jovialidade de viver bem o nosso ministério de ordenado, da entrega verdadeiramente ao nosso Deus, entrega na vivência ministerial ao nosso povo na nossa diocese e em cada uma das comunidades paroquiais em que nossos padres estão inseridos”.

Veja todas as fotos