Nesse dia 06 de novembro de 2022, na Solenidade de Todos os Santos, nossa Paróquia acolhe o Apostolado da Oração da Diocese de Ipameri em seu Encontrão Diocesano em Corumbaíba.
Esse encontro teve início com a celebração da santa Missa e seguiu a programação com o tema “No Coração de Jesus encontramos cuidado e acolhimento“, assessorado pelo diretor espiritual Pe. Emerson da Costa. Conta com a presença de membros do Apostolado de Ipameri, Caldas Novas, Catalão, Pires do Rio, Orizona, Urutai, Goiandira e Corumbaiba.

Vivência e Espiritualidade do Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é um serviço à Igreja e à Humanidade, procurando que todos rezem por todos, fazendo, assim, uma grande “Família de Orantes”. São quatro os pilares principais da espiritualidade desta Obra:

1. Vida oferecida com Cristo na Eucaristia – Todos procuram oferecer, cada dia, sua vida, através da Oração do Oferecimento, com Jesus Cristo, no ato supremo da sua entrega e do seu amor que é a Eucaristia. São como que “hóstias vivas”, como afirma São Paulo em Rom 12, 1, oferecidas com Cristo: trabalho, oração, sofrimentos, alegria (…) a vida toda inteira, oferecida no altar com Jesus, para que o mundo tenha vida e a tenha em abundância (Jo 10, 10). Inseridos na Eucaristia, todos se tornam membros ativos do projeto da salvação e suas vidas são dom e graça para o mundo e para a Igreja.

2. A arte de orar – Rezar pelos outros já é um apostolado. E desta oração nascem obras de misericórdia, obras apostólicas, obras missionárias. O Apostolado da Oração empenha-se em ajudar as pessoas, as famílias, as comunidades paroquiais a rezarem mais e melhor. Para tanto, buscam intensificar a oração pessoal e comunitária, a oração eucarística ou mariana, a oração de louvor ou de meditação da Palavra, a oração de súplica ou de ação de graças, etc.

3. Em Igreja, em comunhão com o Papa – Outra dimensão importante do Apostolado da Oração é estar centrado no coração da Igreja em comunhão com o Papa, rezando, a cada mês, pelas Intenções que o Santo Padre escolhe e propõe. Deste modo, os membros do Apostolado da Oração situam-se no coração do Papa, num profundo “sentir com a Igreja”, para rezar unidos a ele.

4. Centrados no Coração de Cristo – O Apostolado da Oração foi encarregado pelos Papas de levar por diante o culto e a devoção ao Coração de Cristo. Coração que simboliza toda a sua Pessoa, com todo o seu amor humano e divino, pois Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.

Para os membros do AO, promover o culto do Coração de Jesus é centrar as pessoas no mistério de Deus que é Amor, que tem Coração, que é Coração. Ajudar a perceber o valor da Consagração ao Coração de Cristo, da reparação a esse mesmo Coração, centrando todos no mistério do Amor louco e apaixonado de Deus Pai, revelado no Coração de seu Filho.

Obrigado a todos os membros do núcleo do Apostolado de Corumbaíba.