No dia 01 de maio de 2022, aconteceu no Santuário Nossa Senhora da Salette em Caldas Novas (GO), o encontro de formação para os Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão da Forania Oeste. O encontro teve como acessor o Pe William Aparecido Leal, Vigário paroquial da Paróquia Divino Pai Eterno de Caldas Novas (GO).

O tema a ser trabalhado com os Ministros foi: Comunhão, Participação e Missão: “que todos sejam um para que o mundo creia” (Jo 17,21). Durante o encontro de formação, foi-se trilhando um caminho para que se apontasse a unidade do Pai com o Filho, o Espírito Santo e o povo de Deus: “A Igreja, em Cristo, é como o sacramento, ou o sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano. Assim a Igreja toda aparece como um povo unido pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (LG 1 e 4).

É importante que todo o ministro, assim como todo o povo de Deus  saiba que a Igreja brota da trindade e é essencialmente uma unidade com a Trindade e na Trindade. Isso deve ser sinalizado ao mundo, para que o mundo creia e Deus seja glorificado.

Um dos pontos fundamentais que foi apresentado para sintetizar a unidade é a propria caminhada do povo de Deus, foi a sinodalidade. Uma perspectiva de caminhar juntos, a qual visa tornar efetiva e eficaz a participação de todos na Igreja. Todo o povo vivendo em comunhão de forma autentica e verdadeira, tendo sempre como centralidade a Cristo. Jesus é o centro da comunidade, pois ela se reúne “por Cristo, com Cristo e em Cristo”. Por isso deve manifestar nosso fervor em viver as exigências do seguimento de Jesus participando em sua missão salvadora e desenvolvendo nossa vocação profética, real e sacerdotal.

O Ministro Extraordinário da Comunhão exerce um ministério. É um servidor e deverá conscientizar-se de que a sua preocupação deve estar voltada para uma relação íntima entre o ministério, Jesus e a comunidade, ou seja, a pessoa deve carregar consigo que o ministério é estar a serviço de Jesus antes da comunidade, isto é, uma intimidade de pura espiritualidade, tornando essa comunidade mais cristã, mais missionária e ativa a caminho da salvação, como é o desejo do Pai, pois a vontade de Deus Pai que nós sejamos seus filhos e vivamos numa comunidade, isto é, numa família, numa fraternidade, uma vez que “Ele nos escolheu em Cristo, antes de criar o mundo, para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo conforme a benevolência de sua vontade (Ef. 1,4-5)”.

Ao se colocar a serviço do Senhor, todos nós passamos a ter mais alegria na vida e passamos a compreender mais o verdadeiro sentido de se viver em comunidade, uma vez a vida fraterna é fonte de alegria e de dinamismo.

Na vivência em comunidade pode-se perceber inúmeras oportunidades e dificuldades. Bem se sabe que dentro de uma comunidade há sempre obstáculos que devem e precisam ser superados. Não se trata de um lugar onde as pessoas se encontram para conversar e preparar eventos, mas sim, do encontro dos irmãos com o Pai. A mesa é comum para todos, independentemente da personalidade, situação ou privilégios civis, todos são iguais na casa do Senhor.

Quem melhor do Cristo para ensinar a fórmula perfeita de uma boa convivência paroquial? “Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros” (Jo 13, 34), nesta perspectiva de amor fraterno é notável que a intenção da vida comunitária é acolher, sustentar e ajudar. Cristo propõe uma nova forma de amar, que é dar a vida pela redenção de muitos.

Como vimos, o caminho percorrido no retiro, possibilitou aos ministros a perceberem o sentido da Comunhão com a Santíssima Trindade, tendo uma participação na vivência de comunidade cristã e se colocando em missão, em prol dos irmãos pelo bem de todos e da Igreja.

Que Nossa Senhora da Salette, interceda por todos os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Forania Oeste. Que todos os ministros, ouvindo o apelo de Nossa Senhora (Jo  2,5), se coloquem a serviço para levar a Eucaristia para aqueles que se encontram impossibilitados de participar fisicamente da comunidade, seja por motivo de saúde ou idade. Levar a comunhão para estes irmãos e irmãs é uma forma bonita de mostrar que eles são parte da comunidade e Jesus os continua alimentando com sua Palavra e o seu Pão, pois ser Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão não é um status dentro da comunidade, mas sim um serviço na caridade. Ministério é serviço. Por isso, é importante que o ministro entenda que ele recebeu da Igreja um mandato para servir.