Diocese de Ipameri realiza Miniassembleia de Pastoral e escolhe ações evangelizadoras a partir da novas Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil

Nos dias 29 e 30 de novembro, aconteceu no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP) a Miniassembleia Diocesana de Pastoral, com a presença de 142 participantes: o bispo diocesano Dom Francisco, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, membros das Coordenações Diocesanas de Pastorais, Movimentos, Organismos e Serviços Eclesiais, delegados e delegadas das paróquias de nossa diocese.

A Celebração Eucarística na Capela do CDFP, deu início ao evento. Logo após o jantar, os participantes reuniram-se no Auditório Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, para o momento do VER, realizado a partir de questões propostas pela Equipe de Preparação da Miniassembleia, com a apresentação de sínteses elaboradas pelas cinco Regiões Pastorais da Diocese a partir de relatórios feitos pelas paróquias que as compõem. Em seguida, cada Pastoral, Movimento, Organismo e Serviço Eclesial também apresentou a síntese feita por suas Coordenações Diocesanas, dando uma ideia da realidade diocesana no momento atual.

Na manhã de sábado, as atividades tiveram início com a oração de louvor e agradecimento ao Deus da vida por mais mais um dia concedido, celebrando a Festa de Santo André Apóstolo. Os trabalhos seguiram com o momento do ILUMINAR, realizado a partir do Doc. 109 da CNBB: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019 – 2023), assessorados pelo bispo de Luziânia (GO) e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, Dom Waldemar Passini Dalbello. “Ele nos auxiliou, com maestria, na visualização, entendimento e aplicabilidade das novas DGAE”, destacou padre Ivan Vieira dos Anjos, coordenador diocesano de pastoral da Diocese de Ipameri.

Após o almoço, os participantes da Miniassembleia foram divididos em 10 grupos para o momento do AGIR. Dom Waldemar e a Equipe de Preparação encarregaram os grupos de, a partir do Capítulo 4 das DGAE e Diretrizes da 10ª Assembleia de Pastoral, elaborar duas ações pastorais a serem vivenciadas na evangelização da Diocese de Ipameri nos próximos anos. Os trabalhos ficaram assim divididos: Pilar da Palavra e da Caridade: três grupos; Pilar do Pão e da Ação Missionária: dois grupos.

No retorno do trabalho de grupos, aconteceu a plenária na qual foram apresentadas as ações pensadas pelos membros dos grupos, somando seis ações para os Pilares da Palavra e da Caridade e quatro para os Pilares do Pão e da Ação Missionária, perfazendo um total de vinte ações, das quais a Equipe de Preparação da Miniassembleia ficou encarregada de aglutinar em oito ações para serem vivenciadas na Igreja Particular de Ipameri.

Por fim, foram feitos alguns comunicados importantes sobre a 17ª Romaria da Terra e das Águas que acontecerá na diocese. O evento terá seu momento conclusivo no dia 5 de junho de 2021. Foi lido também o decreto elaborado por Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo e o Chanceler da Cúria – padre Joel Gomes Martins de Souza, no qual se proíbe, a partir de 1 de janeiro de 2020, a venda de bebidas alcoólicas na festas e eventos nas paróquias da Diocese de Ipameri.

Houve um momento de agradecimentos e Dom Francisco concedeu a bênção a todos, dando por encerrada a Miniassembleia Diocesana de Pastoral de 2019.

E em entrevista, o bispo de Luziânia (GO) e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, Dom Waldemar Passini Dalbello, que assessorou o evento, fez comentários sobre a importância das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023) e sobre a Diocese de Ipameri. “Nós conversamos sobre as DGAE. São diretrizes espetaculares que vão dinamizar a vida das nossas Igrejas particulares e esperamos que a Assembleia da Diocese de Ipameri, acolhendo as novas Diretrizes, possam gerar essas pequenas comunidades missionárias, grupos de pessoas que se reúnem ao redor do evangelho, crescem na fraternidade, no compromisso recíproco, se colocam à disposição com a graça de Cristo, muito naturalmente por aqueles que mais necessitam nas paróquias, nas comunidades e na sociedade. Senti um grande entusiasmo muito sólido e muito consistente do povo de Deus desta diocese. Alegria de quem conhece a Jesus Cristo, que ama a Igreja e que quer servir aos irmãos”, afirmou.

O pró-vigário geral da diocese, padre Orcalino Lopes, após concluída da Miniassembleia, destacou que Dom Waldemar ajudou os participantes a entender mais o conteúdo das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e disse que o objetivo daqui para frente é corresponder às escolhas feitas a partir do documento da CNBB. “Após a assessoria de Dom Waldemar, que muito nos ajudou, nós escolhemos a partir dos quatro pilares do documento (Palavra, Pão, Caridade e Missão) elaborar por meio das indicações dos grupos, as metas de evangelização da Igreja Diocesana dentro da perspectiva da 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral aprovada em 2018 para o bem da nossa Igreja. Nós queremos fazer com que a comunidade dicoesana tenha como princípio esses quatro pilares que perpassarão todas as pastorais, movimentos, organismos para a melhor caminhada diocesana”.

O bispo diocesano, elogiou a participação de todos no evento e antecipadamente desejou um Feliz Natal eum próspero Ano Novo!

RESUMO DA MINIASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL

Veja fotos do evento